sábado, 8 de maio de 2010

Rede de Amor na Natureza


Um dos princípios básicos da natureza é o princípio de REDES. Na escola tradicional aprendemos a respeito da cadeia alimentar e de relações. Mas, na realidade, a natureza nos mostra uma Rede de Amor, que é interdependente e se entrelaça em cooperação formando a Teia da Vida. A formiguinha não destróe a vida vegetal, ela organiza o mundo vegetal e corrige o desequilíbrio causado.
A formação de uma ecovila é a construção de um lugar onde as pessoas possam viver e conviver em rede de amor com a natureza. O homem também é natureza. Quando aproveitamos de forma equilibrada os espaços para nos inserir nele, com este sentimento de que fazemos parte dessa Rede de Amor da Natureza, a nossa ótica e atitudes se harmonizam com a fonte da vida e com o fluxo natural do homem no tempo do planeta.
Eu nasci em uma vila ecológica, chamada de aldeia - Aldeia Bocajá. A vida indigena, era na minha região totalmente integrada com a natureza. Na vida indigena, existem as trilhas de caça, por onde os caçadores passam, no mínimo de 5 em 5 anos. Uma determinada caça é abatida no tempo certo. A expedição de caça é objetiva - sai para caçar um tipo de animal... não sai abatendo tudo que se vê à frente. A parte do estômago e intestino do animal é retirada e deixada às margens da trilha, na mata, onde se coloca uma farta cobertura de folhas. Porque, essa parte do animal alí plantada, contém um estoque de sementes dos frutos que o animal come. Dali nascerão novas árvores, novos arbustos que irão revitalizar a floresta. Quando a expedição retornar depois do tempo previsto, haverá mais frutas e mais animais. Hoje poderíamos dizer que é uma caça sustentável, porque não elimina a espécie, mas dela se supre e enriquece a cadeia alimentar e a rede na natureza. Poderíamos dizer que nessa rede da vida, o animal se doa para alimentar o homem e para enriquecer a floresta com mais árvores frutíferas, preservando as manadas vindouras. Um exemplo vivo de sustentabilidade.

Minha mensagem é que as pessoas possam conhecer os princípios de uma Ecovila. Na internet existem ótimos exemplos, cito alguns: www.ecocentro.org ; www.clareando.com.br/; www.ipoema.org.br/; www.terrauna.org.br/ e, tem outras ecovilas que podem ser buscadas na internet. Digite ecovilas no buscador google.

Estou iniciando este movimento para a construção da Ecovila Saberes da Vida. Gradativamente irei colocando neste blog os conceitos, o que estamos pensando junto com outros amigos e o progresso das nossas conquistas.

Convido vc a participar e nos auxiliar na construção deste empreendimento ecológico com o objetivo de preservação e conservação da natureza.

Ramon Padilha - ecologista
Instituto Samaúma Ecologia e Desenvolvimento
e-mail: ramonecologia@gmail.com

Quem se interessar convido visitar meu espaço pessoal no orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10898956153719676433
conhecer os álbuns de diversos projetos realizados e em construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário