sábado, 8 de maio de 2010

Planta Conceitual da Ecovila


Apresento a seguir uma Planta Conceitual da Ecovila. Mandala central - uma horta comunitária que é um agro-jardim. Casas circulando a mandala central. Espaço para instrumentalização com tecnologias ecossociais (banheiro seco; depósito bio-séptico de tratamento de águas cinzas; reservatório de águas da chuva; produção de adubos orgânicos; aproveitamento total de resíduos - não gera lixo).
Espaços ecolúdicos para experienciação infantil (aprender brincando). Espaços de compartilhamento comunitário (cursos de capacitação do entorno: construindo casas com materiais naturais - bambu, terra, palha, materiais mistos e outras técnicas que vem sendo testadas). Estudos, pesquisas e aproveitamento de energias renováveis; Intervenções sem emissão de biopoluentes e carbono. Revitalização de espaços e projetos para enriquecimento de instrumentos naturais para seqüestro de carbono e renovação de recursos naturais.

Doações para construção da Ecovila Saberes da Vida

1. Aceitamos doações de recursos, sejam financeiros, tecnológicos, científicos.

2. Este projeto-empreendimento chegando ao seu coração e às suas potencialidades, anime-se e entre em contato conosco através do e-mail:
ramonecologia@gmail.com

3. Agradecemos deixar seu comentário. É importante conhecer sua opinião.

Replicando


Nosso interesse futuro é replicar tudo o que aqui estamos fazendo. Que nosso planeta, seja um dia, pontilhado de ecovilas e de pessoas felizes, perfeitamente integradas com a natureza.

Ramon Padilha

Instituto Samaúma Ecologia e Desenvolvimento

Resposta ao e-mail de Maria Tereza Vencke

Minha Guru... vc sabe o quanto é desafiador a construção de um local desse tipo. As construções estão planejadas para serem ecológicas, com técnicas ecossociais e instrumentos bioorgânicos para eliminação de resíduos e transformação em elementos de fertilização do solo... rs. Venho estudando isto há alguns anos e agora estou buscando recursos para começar o trabalho - mãos na massa de terra! rs.

A primeira construção sairá um pouco mais cara, pelos investimentos em equipamentos... mas estou animado... buscando parcerias ... uma placa será colocada no local com a publicidade de todos aqueles que financiarem o projeto... rs.

Um carinhoso e fraterno abraço. Grato pela força.

Ramon

3 comentários:

  1. Ao gerir RAMÓN esste horizonte de expectativas ,um verdadeiro centro de saber do homem em relação a natureza,você encontrou o caminho a seguir na linha do tempo!Mario Sergio

    ResponderExcluir
  2. Grato amigo Mário Sérgio... vc sempre me animando não é mesmo? Amigo aprendi muito contigo nas nossas andanças pela América do Sul e pelos Andes. Guardo gratas recordações. Espero que o universo reserve um tempo para compartilharmos juntos. Do amigo-irmão Ramon Padilha

    ResponderExcluir
  3. Prezado Blogueiro,
    Meu nome é Sérgio,
    gostei da sua iniciativa e da sua ideia, tenho pretensão de adotar a permacultura e portanto também tenho procurado pessoas afins para facilitar o empreendimento de uma ecovila, estou em MG e você onde está? meu email para contato. sergioha.tux@gmail.com abçs e e aguardo.

    ResponderExcluir